Marcelino Ramos ostenta o título de Capital do Turismo do Alto Uruguai, pois há muito atrai turistas ao seu balneário e fiéis à tradicional romaria de Nossa Senhora da Salette, além de turismo rural e esportes aquáticos.
O principal acesso rodoviário à cidade está localizado em Erechim, saindo da BR-153 em direção a Gaurama e Viadutos.

O Balneário de Marcelino Ramos oferece piscinas térmicas, ao ar livre e coberta, bar, chuveirinhos, toboágua, playground, sala de jogos, camping e restaurante.

O poço que alimenta as Termas de Marcelino Ramos possui 2,509 metros de profundidade, perfurado pela Petrobrás nos anos de 1950 a 1960 em busca de petróleo, porém encontrou-se um lençol de águas sulfurosas termais a uma profundidade de 535 a 682 metros.
A vazão atual e de 90.000 M³ por hora com a água em temperatura natural de 37ºC.
Site Termas de Marcelino: www.termasdemarcelino.com.br

O Santuário de Nossa Senhora da Salette, localizado no morro da Salette, recebe anualmente milhares de turistas e devotos vindos das mais variadas regiões do Brasil . O atendimento aos visitantes é feito diariamente, por Padres e funcionários. É tradicional a procissão luminosa realizada sempre no dia 19 de setembro e na Romaria realizada no ultimo final de semana de setembro.

Localizado a 5km da cidade o Parque 5º Rancho, é atendido pelos proprietários que lhe oferecem além da hospitalidade tradicional varias opções de lazer, como: passear a cavalo, caminhar por trilhas naturais, andar de charrete, banho de cachoeira, participar das lides da propriedade e uma deliciosa comida típica.

Motonáutica.Com a formação do Lago do Rio Uruguai, Marcelino Ramos torna-se referência regional para a prática das mais variadas atividades náuticas: passeios e competições com lanchas, passeio de barco, manobras com jet-ski, sky aquático, banana boat, caiques e pesca amadora. A cidade sedia no último final de semana de janeiro a etapa inicial do campeonato gaúcho de motonáutica